GRADUAÇÃO 4D

Por Que Agora é a Melhor Hora Para Investir Em Um Curso de Inteligência Artificial

Para além da IA generativa, essa nova tecnologia promete revolucionar a sociedade e o mercado de trabalho.

Todo mundo aqui já sabe que a Inteligência Artificial chegou para ficar. Fato é que como ela é incorporada na sociedade é o desafio de organizações e profissionais hoje. Até pode passar por uma novidade, mas a IA é assunto no mundo desde os anos 50. Alan Turing (ele mesmo, o pai da computação) jogou o nome na roda com uma publicação científica pioneira. No trabalho, o matemático discutiu sobre as possibilidades centrais para avaliar se máquinas podem pensar, entender, aprender e resolver problemas como humanos.

No entanto, o que às vezes se resume somente à Inteligência Artificial Generativa, como o ChatGPT e outros similares, abrange mais setores do que se imagina – e tem um potencial tamanho quando usado estrategicamente. Ela já está no seu cotidiano em diversas formas: nas playlists que você ouve, nas recomendações de compras e nos assistentes virtuais.

Mas e se, em vez de apenas consumir, você pudesse usar a IA para transformar a sua própria carreira? Isso que é virar o jogo com estratégia! Neste texto, você vai descobrir por que agora é o melhor momento para começar um curso de Inteligência Artificial, seja para crescer no seu cargo ou até mesmo mudar de carreira.

  1. IA Não é Só Tendência: é Realidade No Mercado de Trabalho
  2. Quem está se beneficiando disso?
  3. “Mas eu não sou programador…”
  4. Faz sentido investir na carreira em Inteligência Artificial?
  5. O que uma graduação focada em IA oferece de diferente?
  6. Faça parte da próxima geração de profissionais da Inteligência Artificial

IA Não é Só Tendência: é Realidade No Mercado de Trabalho

Empresas de todos os setores, desde a saúde ao varejo, já estão adotando soluções baseadas em IA. Segundo a McKinsey, mais de 50% das companhias no mundo já utilizam alguma forma de IA em seus processos. Por isso, o mercado solicita profissionais capacitados para atuar com dados, automação e desenvolvimento de soluções inteligentes.

No estudo IA: problema ou solução? da Mindminers, 56% dos entrevistados afirmaram que a IA está gerando impactos na sociedade. No entanto, a visão é otimista, até porque essa tecnologia, para além dos chats, é utilizada nos diversos setores.

Alguns exemplos são do crescimento dessa ferramenta em toda a sociedade, são:

  • Saúde: a inteligência artificial é aplicada para tornar os diagnósticos mais precisos, interpretar exames com agilidade e expandir o uso da telemedicina, facilitando o acesso ao atendimento.
  • Educação: plataformas com IA adaptam o conteúdo ao ritmo e às necessidades de cada estudante, tornando o aprendizado mais eficiente e acessível.
  • Serviços: chatbots e assistentes virtuais agilizam o atendimento ao cliente, enquanto os e-commerces utilizam IA para sugerir produtos de forma personalizada. Aplicativos como Uber, 99, Nubank e Inter também empregam IA para otimizar rotas, detectar fraudes e criar experiências personalizadas.
  • Segurança: sistemas inteligentes atuam na prevenção de crimes, por meio de reconhecimento facial e análise de dados para identificar comportamentos suspeitos.
  • Do Oi, Siri, ao Toca minha playlist: assistentes como Alexa, Google Assistant e Siri já fazem parte da rotina dos brasileiros. Plataformas de streaming, como Netflix e Spotify, usam IA para recomendar filmes, séries e músicas com base nos hábitos e preferências dos usuários.

Quer saber mais? Conheça outras áreas promissoras para trabalhar com IA!

Quem Está se Beneficiando Disso?

A área de IA tem espaço para quem está começando e até mudando de área. Profissionais do marketing, design, engenharia e até saúde encontram uma oportunidade nessa tecnologia para reposicionar sua carreira com mais impacto e relevância.

Um relatório da Microsoft e do LinkedIn aponta que ter qualificação em inteligência artificial pode pesar tanto quanto a experiência profissional na hora da contratação. Por essa razão, dominar a tecnologia é cada vez mais estratégico no mercado de trabalho.

Algumas das profissões com IA são: Arquiteto de IA, Gerente de Produto de IA, Cientista de Dados, Engenheiro de Software em Tecnologias de IA e Especialista em Ética e IA.

Um novo estudo realizado em parceria pela Organização Internacional do Trabalho, OIT, e o Instituto Nacional de Investigação da Polônia, Nask, conclui que 1 em cada 4 empregos em todo o mundo está potencialmente exposto à inteligência artificial generativa.

Para quem pretende entender como mudar de carreira para a tecnologia, o mercado de trabalho da Inteligência Artificial apresenta possibilidades diversas de atuação. Seja em busca de propósito, realização pessoal ou alinhamento com as transformações do mercado, essa pode ser uma carreira possível, mesmo que você já possua uma formação.

E não para por aí! Algumas profissões podem se beneficiar da IA e, caso você consiga agir com estratégia, pode sair na frente. Profissionais da saúde ganham um recurso no diagnóstico; Economistas podem ter um apoio na tomada de decisão e Agricultores podem lucrar mais com dados.

Vem aqui saber como aproveitar essa demanda de crescimento do mercado

“Mas Eu Não Sou Programador…”

Está tudo certo! IA não é só para programadores! A área procura perfis variados, desde pessoas com pensamento lógico e visão analítica, até quem entende de comportamento humano e processos. O diferencial é saber aplicar a tecnologia aos desafios reais das empresas.

A formação técnica é, sim, importante, mas, além disso, está o pensamento analítico e criativo, a capacidade de adaptação e o entendimento de dados. Como complemento, estão as competências comportamentais, como a leitura de cenários complexos, a resiliência, a comunicação e as habilidades interpessoais. Por fim, o interesse contínuo por aprendizado precisa fazer parte das suas habilidades.

Para construir uma carreira sólida em inteligência artificial, é essencial ir além da teoria. Acompanhar as tendências do setor, compreender como elas impactam o seu campo de atuação e, principalmente, transformar esse conhecimento em soluções práticas são partes cruciais e indispensáveis.

A verdadeira compreensão das ferramentas e conceitos de IA acontece na aplicação real, ou seja, é na prática que se desenvolve as habilidades que você precisa para inovar e se destacar no mercado.

Faz Sentido Investir na Carreira em Inteligência Artificial?

O futuro da Inteligência Artificial vai passar pela criação de novas profissões, a intensificação da incorporação dessa tecnologia em outras e a necessidade crescente de profissionais que saibam usar IA de verdade.

Então, investir hoje em uma carreira nessa área vai fazer você ter um perfil ainda mais competitivo e firmar seu lugar no lado dos que não ignoram a IA, mas sabem olhar para ela com estratégia. Ao seu lado, também estarão as empresas que resolveram colocar esforços na tecnologia e precisarão de qualificação.

Esse ponto de virada do mercado faz com que as carreiras na área de IA apareçam como uma opção para apostar no crescimento profissional. Ao optar por uma formação mais rápida, como o tecnólogo em IA, você conquista uma visão muito mais apurada para o desenvolvimento de soluções inteligentes para o mercado.

Além disso, também atua como ponte entre tecnologia e negócios para implementar rapidamente automações, análises preditivas e assistentes virtuais sem precisar desenvolver algoritmos complexos do zero.

O Que Uma graduação Focada Em IA Oferece de Diferente?

O curso de Inteligência Artificial da Graduação digital 4D da PUCPR foi pensado para quem busca entrar com segurança nesse mercado, seja como uma carreira totalmente nova ou para crescer na sua empresa atual.

Em uma formação 100% digital em 2 anos, você aprende de forma totalmente prática, com projetos reais e mentoria de especialistas. A flexibilidade da formação também permite que você personalize sua trajetória com disciplinas eletivas — e o diploma tem o peso da PUCPR, a melhor Universidade privada do Paraná.

Mesmo que essa seja uma segunda graduação em Inteligência Artificial, a formação é direta ao ponto, hands-on, pensada para o mercado, e com foco na construção de sistemas inteligentes, com uso de dados e Inteligência Artificial. Ao longo do curso, você vai focar na aplicação da IA através dos ferramentais mais modernos e difundidos.

O que vai diferenciar a atuação no mercado é transformar toda a teoria em solução real, segundo Lucas Emanuel Silva e Oliveira, coordenador do curso de Inteligência Artificial – Sistema de Dados Inteligentes da Graduação 4D PUCPR.

“Enquanto muitos profissionais simplesmente sabem programar ou entendem algoritmos, o tecnólogo em IA sai preparado para prototipar rápido, automatizar processos, integrar IA a áreas de negócio e ser o elo entre a tecnologia e as áreas que precisam dela, algo cada vez mais valorizado por startups, PMEs e grandes empresas que querem resultados práticos, mas não têm equipes técnicas enormes”.

Faça parte da próxima geração de profissionais da Inteligência Artificial

Pretende trabalhar com IA? Ainda não é tarde para transformar seu futuro. Não espere mais para dar esse passo! O futuro da tecnologia já começou e pode incluir você. Conheça o curso de Inteligência Artificial – Sistema de Dados Inteligentes PUCPR!

Conheça o curso aqui. 

Outros drops de conteúdos