GRADUAÇÃO 4D

Conheça Três Eixos de Atuação do Profissional Focado em UX

Entenda como o UX Design é uma profissão promissora e indispensável para uma jornada de compras de sucesso nas empresas

A experiência do usuário é responsável por uma das ações mais importantes quando o assunto são as vendas: a decisão de compra. Quem nunca renunciou a alguma compra devido a uma experiência negativa até efetuar o pagamento, certamente é uma pessoa privilegiada. O UX Design é a área por trás da jornada do cliente – e de como uma boa interface impacta nisso.

Essa experiência de compra desagradável pode ocorrer, por exemplo, ao navegar em um site confuso, lento e com informações difíceis de encontrar. Ou então com escolhas estéticas muito chamativas, que não combinam com a essência do produto ou serviço à oferecido.

Com um faturamento passando dos bilhões de reais a cada ano, o comércio digital brasileiro tem potencial de atingir cifras maiores. Uma jornada do cliente efetiva consegue levar o engajamento do primeiro contato ao fim da compra, e no meio disso, o UX Design entra para garantir a usabilidade e experiência de compra de sucesso.

Zelar por esse equilíbrio e pela funcionalidade é uma das competências do UX Designer. O olhar crítico, em busca da melhor jornada de compra das experiências eficazes, intuitivas e agradáveis, é papel desse profissional.

Com a ascensão das redes sociais e a crescente importância da gestão da experiência do cliente (CX), profissionais de UX Design desempenham um papel crucial para o sucesso das empresas.

Qual é a Definição de Experiência do Usuário (UX)?

Na sigla em inglês, user experience, a experiência do usuário diz sobre as interações de um usuário com um produto. E isso está presente nos diversos lugares e produtos, ou seja, nos pontos de contato de um usuário e nos diferentes setores como bancos, lojas virtuais e aplicativos, por exemplo. Envolve, ainda, o branding, design e usabilidade, ou seja, as etapas que contemplam o serviço.

Os dados refletem isso: a experiência do usuário não é exagero! É o que revela o CX Trends 2023, estudo da Octadesk em parceria com a Opinion Box. Segundo o levantamento, 65% dos consumidores trocam de marca porque tiveram uma péssima experiência. Ou seja, o cliente desiste da compra.

O Que é UX Design?

Já no caso do UX Design, o foco é nas soluções que atendam às necessidades e a interação entre usuários, produtos e serviços. O lema é: garantir uma experiência positiva, fácil, simples, acessível, atraente, e, claro, que gere conversão.

Em uma experiência de compra, por exemplo, ter um site que seja bem intuitivo para o usuário, com as principais informações buscadas e com uma navegação fluida, impacta diretamente no tempo de permanência do site.

Além das ferramentas, esse profissional domina as técnicas de design aplicadas ao desenvolvimento de aplicações, soluções e interação com o usuário. Sabe aquela identidade linda de um site? O Ux Design não é isso, mas ele colabora para que esse visual seja verdadeiramente útil.

O Que Faz um Profissional de UX Designer?

O UX Designer cria muito mais do que interfaces agradáveis. Esse profissional entende profundamente as expectativas do cliente e garante a fluidez em cada interação com a marca na jornada de compra.

Essa abordagem customer-centric, com o cliente em mente, é essencial para construir relacionamentos duradouros e aumentar a satisfação do usuário.

1. Jornada do Cliente e Customer Experience

A jornada do cliente envolve todas as etapas que um consumidor passa, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Um bom UX Designer analisa esses momentos para identificar pontos de atrito e oportunidades de melhoria.

Com o foco na experiência do usuário, as empresas conseguem proporcionar um atendimento personalizado. E isso não só atende, mas supera as expectativas do cliente.

2. Análise de Dados e Métricas

A análise de dados é uma ferramenta poderosa no arsenal de um profissional de UX. Por meio de métricas como o NPS (Net Promoter Score), é possível avaliar a satisfação do cliente e ajustar estratégias para melhorar a experiência.

Além disso, com um CRM (Customer Relationship Management) eficaz, os designers podem coletar informações valiosas que ajudam a entender as necessidades do público-alvo e a otimizar a jornada do cliente.

3. Pós-venda e Retenção de Clientes

O trabalho de um UX Designer não termina com a compra feita. O pós-venda é uma etapa crítica da jornada do cliente. É esse momento que determina se um cliente se tornará um defensor da marca ou não.

Um Design UX pode facilitar o suporte e garantir que os clientes tenham acesso a informações relevantes, aumentando a probabilidade de uma nova compra e recomendação.

 

Mercado de Trabalho no Segmento de Experiência do Usuário – UX Design

A demanda pelo UX Designer é impulsionada por tendências como a personalização por meio da inteligência artificial, design inclusivo e acessibilidade. Imersão com realidade aumentada também estão incluídas.

Embora o cenário atual seja marcado por uma competição intensa, especialmente para profissionais juniores, o mercado está aquecido. Apenas na plataforma do LinkedIn Brasil, por exemplo, são divulgadas mais de 2.500 vagas por mês nessa área. É por isso que o curso de Experiência do Usuário aparece como a opção perfeita

Saiba como o mercado de trabalho para UX Design está movimentado!
>>> Assista a live: Mercado de trabalho para UX

 

Curso de Experiência do Usuário – UX Design na PUCPR

O curso de Experiência do Usuário – UX Design foi feito para quem busca aprender, pesquisar e entender o comportamento das pessoas no consumo e uso de produtos e serviços.

Formação integral, rápida e sólida em Design e UX são incorporadas no curso.

Pode atender desde o perfil da primeira graduação até o profissional em busca de um reposicionamento de carreira e competências ligadas ao comportamento humano no consumo e uso de produtos do mundo phygital (físico e digital).

O graduado em Experiência do Usuário poderá atuar em empresas de produtos e serviços digitais. E estará apto para:

  • Criar experiências positivas no uso de serviços e produtos.
  • Atuar na pesquisa e desenvolvimento de projetos que gerem experiências.
  • Elaborar estratégias de UX
  • Implementar projetos com responsabilidade, eficiência e ética.

Quer construir experiências encantadoras e memoráveis para as pessoas?

>>> Inscreva-se no curso de Experiência do Usuário – UX Design. 

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