GRADUAÇÃO 4D

Como se Destacar Agora no Mercado Global com uma Formação em Gestão Internacional

Essa nova profissão, cada vez mais necessária no mercado, requer competências que podem ser adquiridas em pouco tempo

Esse texto começa com um pensamento: você liderando uma equipe da América Latina para uma multinacional brasileira. Entre suas responsabilidades, está conduzir um time com colaboradores de países como Brasil, Espanha, Inglaterra e França para entregar um ciclo de sucesso no próximo ano.

Por agora, pode ser só um sonho, mas seu caminho pode ser exatamente esse, de Gestor Internacional, isso porque, segundo um relatório da Deel, o Brasil está no 5º lugar no ranking global de países com mais profissionais remotos contratados por empresas internacionais.

Comunicação intercultural, adaptabilidade, resiliência e inteligência emocional e competências técnicas específicas são quatro habilidades apontadas pela revista Exame para o profissional que busca uma carreira internacional.

Atuar em profissões globais, no entanto, não significa necessariamente sair do país para trabalhar em empresas estrangeiras e até mesmo multinacionais com atuação global. Essa é só uma das possibilidades. É cada vez mais comum que organizações mundiais contratem brasileiros para vagas home office, ou seja, sem precisar de mudança para outro país.

A formação em Gestão Internacional da Graduação digital 4D, um tecnólogo de apenas 2 anos, é uma das opções mais indicadas para quem pretende encarar o mundo além das fronteiras. Entenda neste texto como essa formação é o que vai preparar você para uma vaga global – e como você pode fazer isso agora.

Navegue por este conteúdo:

  1. Que é Gestão Internacional?
  2. O Que Faz um Gestor Internacional
  3. Oportunidades no Mercado Global
  4. Habilidades de um Gestor Internacional
  5. Como começar a sua carreira internacional agora

O Que é Gestão Internacional?

Gestão Internacional é a área que prepara profissionais para atuar em empresas e organizações que operam em mais de um país. Isso inclui desde multinacionais até startups com ambições globais.

Mais do que lidar com comércio exterior, quem trabalha com gestão internacional precisa entender de estratégia, cultura, legislação, comportamento do consumidor e dinâmica de mercados internacionais.

No mundo atual, em que empresas competem além de suas fronteiras, cadeias produtivas são cada vez mais interdependentes e a internacionalização é intensificada, a Gestão Internacional ganha importância estratégica, sobretudo diante de cenários desafiadores.

 

O Que Faz um Gestor Internacional?  

Gestores Internacionais precisam compreender aspectos como negociações multiculturais, comércio exterior, finanças internacionais, logística global e inovação tecnológica, além de atuar com responsabilidade ética e sustentabilidade, temas cada vez mais exigidos em escala mundial. É uma área para quem gosta de pensar grande, conectar pessoas e construir pontes entre países e negócios.

Um profissional global atuante nesse campo compreende como ninguém como culturas, sistemas econômicos, legislações e estilos de liderança impactam os negócios globais. Por isso, exige visão estratégica e capacidade de adaptação para navegar em ambientes dinâmicos, no qual crises geopolíticas, tendências econômicas e transformações tecnológicas alteram constantemente o contexto econômico.

Mas calma. Todas essas competências, que ainda parecem estar tão longe de você, podem ser conquistadas com o tempo e com uma formação especializada na área. Isso quer dizer que, mesmo sem ter os conhecimentos necessários hoje, você vai alcançá-los.

Ainda não está convencido? Conheça 5 razões para você escolher um tecnólogo em Gestão Internacional.

 

Oportunidades no Mercado Global

Hoje é bem comum notar a cadeia global de valor de empresas pelo mundo. Isso significa que um produto final pode ser resultado da colaboração de diversas empresas espalhadas pelo mundo, cada uma contribuindo com uma parte do processo.

A integração global produtiva ocorre em empresas que procuram reduzir custos e ganhar eficiência, aproveitando insumos, mão de obra e conhecimento especializado de diferentes países.

No entanto, a internacionalização de empresas no Brasil deixou de ser privilégio apenas das grandes corporações. Pequenas e médias empresas estão cada vez mais participando de cadeias globais, exportando e importando produtos e serviços com maior frequência. Para além das empresas tradicionais, as startups também entram cada vez mais nesse jogo.

Segundo uma pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC), os principais destinos para a primeira internacionalização de uma empresa brasileira são Estados Unidos, Argentina e Paraguai. Além disso, o mesmo estudo apontou que 64,4% das empresas brasileiras com atuação internacional planejam expandir a sua presença em países nos quais já atuam.

A plataforma de vagas e recrutamento Indeed indica algumas das empresas internacionais que contratam brasileiros. Grande parte delas está na Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Portugal. Algumas organizações da lista são: Allianz, Siemens, Volkswagen, Royal Bank Of Canada, Amazon e ExxonMobil.

Consultoria de internacionalização, Gestão de operações globais e Internacionalização de startups estão entre as oportunidades de trabalho

 

Habilidades de um Gestor Internacional

Para atuar na Gestão Internacional com sucesso, algumas habilidades aparecem entre as mais exigidas que devem estar aí no seu radar:

  • Adaptabilidade: necessária para percorrer ambientes diversos, multiculturais e inconstantes.
  • Negociação intercultural: saber dialogar e negociar com diferentes culturas e contextos regulares é imprescindível num mundo conectado globalmente.
  • Visão global: enxergar oportunidades além do mercado local, compreender regulações, demandas e estratégias que cruzam fronteiras.
  • Gerenciar riscos globais: identificar, avaliar e mitigar riscos em ambientes internacionais, além de agir com rapidez e precisão diante de crises geopolíticas, econômicas e regulatórias.
  • Empreendedorismo global: identificar oportunidades em diferentes mercados e adaptar soluções locais com visão estratégica, inovação e gestão eficaz de recursos.
  • Liderar equipes multiculturais: comunicar-se e gerenciar pessoas de diferentes culturas, promovendo ambientes inclusivos e colaborativos com empatia e adaptação.
  • Compreender Mercados Globais: entender tendências econômicas, políticas e sociais de diferentes regiões para tomar decisões estratégicas e explorar oportunidades antes da concorrência.

Como Começar a sua Carreira Internacional Agora

A Graduação digital 4D em Gestão Internacional da PUCPR oferece uma formação rápida, feita para você começar agora no mercado global. Em apenas 2 anos, você aprende conteúdos como Gestão estratégica internacional, Comércio exterior e expansão global, Cultura organizacional e negociação intercultural, Análise de riscos e tendências globais e Estratégias para startups e ONGs internacionais.

Entre as possibilidades únicas do curso estão Aulas Hyflex com professores da Montana State University Billings (EUA), Microcertificações internacionais válidas no Brasil e EUA, Certificação TOEIC (exame de proficiência reconhecido globalmente), Mentorias e masterclasses com especialistas do mercado internacional e Eventos acadêmicos internacionais.

Conheça agora o curso de Gestão Internacional que vai mudar sua carreira!

Outros drops de conteúdos