Conheça os primeiros passos para começar como um UX Designer
Já percebeu como o UX Design está em tudo e pode ser o melhor caminho para sua carreira agora? Segundo uma pesquisa do Google, 63% dos usuários de smartphone têm mais chances de comprar de empresas cujos sites ou apps oferecem recomendações relevantes de produtos que possam interessá-los. O responsável por isso? O UX Designer!
As possibilidades de entrada no mercado são amplas, mas as empresas buscam especialistas para assumir vagas agora. Sendo uma boa opção para quem busca crescer no Design ou então mudar para outra área, o User Experience está entre as melhores opções de carreira hoje.
Continue a leitura e saiba tudo o que você precisa para saber mais sobre essa carreira e começar agora:
- O que é o UX Design
- Ux Designer, Ui Designer e Designer: principais diferenças
- Profissional de UX
- O que um UX Designer precisa
- User experience: se aplica em produto e serviço?
- Os melhores cases criados por UX Designers
- Impacto da IA na experiência do usuário
- Próximos passos para começar na área
O Que é UX Design
O UX Design tem foco na experiência do usuário, ou seja, é a área que traduz as experiências humanas para soluções digitais ou físicas. Vai envolver mais do que os produtos digitais e alcança o caminho de entrada e adaptação ao produto, considerando a marca, o design, a experiência de uso e como ele funciona na prática. É com esse design de experiência do usuário que o sucesso no contato de um cliente com um produto será garantido.
Toda interação eficiente, alinhada ao público-alvo e ao produto, tem impactos diretos nos resultados atingidos por um negócio. Já imaginou o seu potencial cliente desistindo de uma compra porque a experiência foi ruim? O UX Design existe para que isso não aconteça.
Esse campo se destaca pelas boas práticas e pela inovação, parte sempre das perguntas certas: por que fazer e para quem fazer. Sem limitar o como, promove inovação com propósito, conectando necessidades reais a soluções intuitivas. Quando bem aplicado, traduz complexidade em clareza e transforma experiências em valor.
Aguilar Selhorst Junior, coordenador do curso de UX Design – Experiência do Usuário da PUCPR, traz anos de expertise em Design e reforça a evolução do papel do UX, que atualmente não fica somente na criação de interfaces.
Para ele, o alinhamento estratégico do produto, na interpretação de dados e na influência direta nas decisões executivas, consolida essa profissão como agente-chave para a inovação e competitividade no mercado.
“O UX não é uma tendência passageira. É uma mudança de paradigma. Estamos em uma era em que a experiência do usuário se tornou um fator decisivo de competitividade em praticamente todos os setores — de bancos a apps de saúde, de e-commerces a serviços públicos. As marcas que ignoram a experiência do usuário simplesmente perdem espaço, e os profissionais que deixam essa carreira de lado também”.
Ux Designer, Ui Designer e Designer: Principais Diferenças
É muito comum a confusão entre as três áreas de atuação, mas elas possuem diferenças e objetivos distintos. Apesar estarem relacionadas e se complementarem, em alguns momentos, as profissões entregam soluções criativas conforme o foco principal de cada uma.
O UI Designer (User Interface Designer) cuida da parte visual da interação, ao desenhar as telas, botões, ícones, cores e tipografia que compõem a interface em sites, aplicativos e sistemas.
Mais do que estética, o UI trabalha para que o visual facilite a navegação, torne o uso intuitivo e contribua para uma experiência agradável e funcional. É onde design e usabilidade se encontram para dar forma à interação.
Já o UX Designer olha para como um usuário interage com um produto e toda a funcionalidade envolvida nisso. Criar experiências que resolvam a vida do usuário é o ponto central da atuação, ou seja, todas as decisões serão tomadas para assegurar a melhor usabilidade possível.
Por fim, o Designer desenvolve projetos visuais que unem, de forma estratégica, tipografia, cores e imagens. Sua atuação impacta diretamente como o público percebe uma marca, ao traduzir identidade, valores e propósitos em soluções visuais claras e eficazes.
O trabalho do designer melhora as relações cotidianas em produtos, sinalizações, embalagens, utensílios e comunicações, ao tornar esse contato mais prático, acessível e agradável.
O Que Um UX Designer Precisa
Um profissional UX Designer de alto nível precisa integrar diferentes habilidades para se destacar no mercado. Isso vai além do domínio das habilidades técnicas, mas a capacidade de englobar ferramentas, comportamentos e competências variadas e estratégicas para as organizações. Ao trilhar esse caminho, ganha um maior destaque e supera os formatos tradicionais de design de experiência do usuário.
A utilização de ferramentas, como Figma, as Heurísticas de Nielsen ou metodologias, como o Design Thinking e Lean UX, por exemplo, são um complemento decisivo. Outro diferencial do UX Designer é o pensamento estratégico, a colaboração com equipes multidisciplinares e a tomada de decisões baseadas em dados. Profissionais com visão crítica, com uma alta compreensão do impacto social e econômico das escolhas de design são os mais valorizados no mercado agora.
Saber argumentar também não pode ficar de fora. Além da criação do design, o trabalho de um UX Designer precisa envolver a argumentação das soluções desenvolvidas com base em pesquisa, evidência e raciocínio estruturado.
Apresentar um projeto com clareza, conectar decisões com dados de comportamento e dialogar com stakeholders de diferentes áreas é um divisor de águas entre quem opera e quem lidera no campo do UX.
Conheça 3 eixos de atuação do UX Designer
O Profissional de UX
A carreira do profissional de UX Design não se limita ao desenho de interfaces, mas se estende à investigação, ao mapeamento de jornadas e à prototipagem de soluções que facilitem a vida das pessoas. Com atuação interdisciplinar, tem habilidades em pesquisa, arquitetura da informação, design visual, comportamento do usuário, estratégia de produto e testes de usabilidade.
Entre as possíveis áreas de atuação do UX Designer estão posições variadas da mesma área, que ampliam as possibilidades de crescimento e salários:
- UX Designer
- UI Designer
- UX Researcher
- Head de UX
- Service Designer
- Chief Experience Officer (CXO)
- Field Researcher
- UX Writer
- Product Designer
- Especialista em Jornada do Cliente
- UX Strategist
- Designer de Experiência para IA e Realidades Imersiva
Inserido no mercado, pode iniciar a carreira com salários entre R$ 2.000 e R$ 3.800. Em nível pleno, os rendimentos variam de R$ 5.000 a R$ 15.000. Já profissionais sêniores podem alcançar salários entre R$ 25.000 e R$ 65.000 ou mais, dependendo da experiência e do porte da empresa.
Os dados têm como base as oportunidades atualmente divulgadas no LinkedIn, refletindo a valorização crescente da área no mercado nacional e um caminho promissor para crescimento ou transição de carreira.
User Experience: Se Aplica em Produto e Serviço?
A criação de produtos e serviços no design de experiência do usuário está diretamente ligada à forma como as marcas se conectam com o público. Uma oferta relevante não apenas atrai mais usuários, mas também gera impacto direto nos resultados do negócio. Por isso, o UX precisa estar presente em todos os pontos de contato com o cliente — desde o primeiro acesso até o uso contínuo da solução.
Mais do que funcional, o desenvolvimento precisa ser útil, atender às expectativas do público e oferecer uma experiência fácil, fluida e agradável. Esses aspectos já fazem parte da estratégia de produto e serviço, e o profissional de UX Design atua justamente nessa construção. O trabalho envolve pesquisa, análise, prototipagem, testes e implementação, etapas que influenciam diretamente na forma como o cliente percebe, utiliza e se relaciona com a empresa.
Os Melhores Cases Criados Por UX Designers
Ao atuar com user experience e design, o trabalho desse profissional gera entregas significativas para empresas e clientes. Grandes organizações mundiais aplicam essas práticas em cada etapa da jornada do cliente e contato com os serviços, melhorando a usabilidade, tempo de permanência e decisão de compra.
O Growth Design avalia alguns dos melhores cases do mundo. Discutiremos alguns deles logo abaixo, com destaque para pontos positivos, resultados e desafios do product design.
Spotify
O Spotify Wrapped, a retrospectiva anual promovida pela plataforma, é um case de sucesso quando o assunto é engajamento, em razão da incorporação de Design, UX e princípios psicológicos.
Desde o primeiro toque, a notificação cria uma “lacuna de curiosidade”, instigando o usuário a descobrir quem foram seus artistas e músicas favoritas do ano, usando a recompensa variável ao tornar a surpresa um dos principais atrativos. Além de um simples resumo, o Wrapped conta histórias que conectam a música às memórias pessoais do usuário, usando narrativas e animações criativas que tornam a experiência memorável e emocionalmente envolvente.
O design do Wrapped valoriza números que refletem o tempo dedicado à música, associando positivamente o uso da plataforma às experiências pessoais, um contraste com percepções negativas de métricas similares em outros contextos.
Por meio do efeito manada (bandwagon effect) também a reforça o engajamento, já que os usuários compartilham os resultados para conexão social e expressão da identidade por meio do gosto musical. A combinação entre psicologia, design narrativo e engajamento social transforma o Wrapped em um poderoso case de UX.
Amazon
A experiência de compra da Amazon é construída com base em gatilhos mentais e design estratégico. Elementos como o efeito de posse (“chega até terça-feira”) e a prova social (“frequência mais comum”) criam um senso de urgência e segurança na escolha do produto.
Já o layout privilegia a assinatura recorrente da plataforma, aparecendo maior, colorida e mais visível, enquanto a compra única é discreta, seguindo a lei de Fitts para direcionar o clique.
Com o uso das âncoras de preço, descontos e mensagens calculadas, faz com que a assinatura seja ainda mais. Por meio da experiência na página, o usuário é convencido a mudar seu comportamento de consumo.
Letterboxd
A plataforma passa por desafios comuns em UX relacionados à clareza e simplicidade na interface. A plataforma apresenta muitas opções complexas para os usuários expressarem suas preferências, como avaliar, curtir, adicionar à lista de filmes para assistir, sem contextualizar bem o propósito de cada ação. Isso gera confusão e cansaço na decisão, refletindo a Lei de Hick, que mostra que muitas escolhas atrasam a decisão do usuário.
A falta de uma abordagem social clara e acolhedora atrapalha o engajamento e a conexão entre os usuários. Para melhorar a experiência, é fundamental aplicar o conceito de Jobs-to-be-Done, que foca nos resultados que os usuários querem alcançar, não somente na oferta de variadas funcionalidades.
Mostrar aos usuários o que o app pode fazer, com comunicação clara e progressiva, ajuda a guiá-los até o momento em que entendem o valor real do produto. Um tom de voz acolhedor e instruções contextuais são essenciais para que o usuário se sinta confortável e motivado a usar a plataforma.
Impacto da IA na Experiência do Usuário
Para o professor Aguilar Selhorst Junior, uma das tendências dos próximos anos no UX Design é a especialização e expansão. Áreas como UX Research, Design Ops, Design Ético, Inteligência Artificial Centrada no Humano são campos emergentes e para onde a carreira deve crescer.
A Inteligência Artificial, por exemplo, não chega para substituir o trabalho do UX Design, mas amplificar as possibilidades de atuação. Mesmo com essa tecnologia de ponta, a necessidade de mediação sensível, responsável e ética é função indiscutível do UX Designer. Contar com habilidades para dominar a IA entra como um plus na formação.
Próximos Passos Para Começar na Área
O melhor caminho para começar na área de user experience agora é com uma formação rápida e flexível para o seu momento de carreira. Um diploma reconhecido no mercado também pode abrir para oportunidades em vagas.
É isso que a Graduação digital 4D em UX Design – Experiência do Usuário faz com a sua carreira. O curso reúne de forma integrada tudo o que a área de user experience e design buscam em um profissional agora. Construção de repertório cultural, pensamento crítico e visão sistêmica. Com desafios reais do mercado, interação com empresas parceiras e currículo flexível, o curso combina estrategicamente formação ética, humana e prática.
Com o diploma em apenas 2 anos, o futuro UX Designer formado na PUCPR é protagonista do crescimento da carreira, seja para avançar para novos cargos ou mudar de atuação rapidamente.
Os professores são atuantes no mercado e o curso conta com iniciativas como os “Drops de UX”, que conectam estudantes com profissionais relevantes da área. Assim, o networking fica garantido a experiência das aulas vai para a prática.
Com um currículo flexível, é possível escolher as disciplinas conforme o perfil e desafios que pretende administrar, como pesquisa de usuário, design inclusivo, UX Writing, ou design de serviços.
Conheça o curso de UX Design-Experiência do Usuário PUCPR e comece a mudar sua carreira agora!